top of page

Qual a diferença entre psicólogo, psiquiatra e psicanalista?

  • Foto do escritor: Aline Peixinho
    Aline Peixinho
  • 5 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de abr.


Essa é uma pergunta que ouço com frequência, e é bem comum que haja dúvida! Existem muitas diferenças entre estas três categorias de profissionais, e a confusão pode vir do fato de que, não raro, todos os três cuidam dos mesmos pacientes e atuam em ambientes parecidos, mas é fácil de entender a diferença entre eles. De modo simples e sucinto:



Qual a diferença entre psicólogo, psiquiatra e psicanalista?


Psicólogo é o profissional formado em psicologia, e pode se especializar e trabalhar em diferentes áreas de atuação, como escolas, hospitais, empresas, tribunais, na clínica, entre outros lugares, e para tal, é necessário que se especialize em uma abordagem teórica, que orientará sua prática profissional, dentre elas estão: neuropsicologia, fenomenologia, terapia cognitiva-comportamental, analítica e também a psicanálise, entre outras.

Independente da área de atuação e abordagem teórica, o trabalho do psicólogo é acolher e auxiliar o indivíduo a compreender suas emoções, pensamentos e comportamentos, por meio da escuta ativa e de intervenções terapêuticas, com intuito de melhorar a qualidade de vida, promover a capacidade de enfrentar situações difíceis e a buscar novas formas de ver o mundo.


Já o psiquiatra, é o profissional formado em medicina com especialização em psiquiatria e, também pode ter formação em psicanálise. É importante ressaltar que a prescrição de medicamentos é uma competência exclusiva do médico, que faz um acompanhamento regular do paciente, avaliando suas necessidades e ajustando o tratamento conforme necessário.

O psiquiatra atua principalmente no diagnóstico e tratamento de transtornos mentais graves, tendo como foco principal a saúde mental do paciente de forma ampla, com o objetivo de restaurar o equilíbrio psicológico e emocional.


Psicanalista é o profissional com formação em psicanálise, o que diz respeito a uma formação teórica em institutos psicanalíticos, universidades ou de modo autodidata, e o mais importante, um período mínimo de análise individual. É comum que profissionais formados em diferentes áreas se formem em psicanálise posteriormente, como psicólogos, médicos, pedagogos, linguistas, atores e outros.

Ao longo do processo analítico, o psicanalista se utiliza da escuta ativa e teoria clínica com o objetivo de facilitar a manifestação de conteúdos inconsciente, como experiências passadas, desejos reprimidos e conflitos internos, que de alguma forma, influenciam os comportamentos, pensamentos e emoções atuais, que geram angústia e sofrimento. A análise é um processo profundo e contínuo, que pode proporcionar outros modos de lidar consigo mesmo e o mundo.


Embora psicólogos, psiquiatras e psicanalistas tenham atuações profissionais voltadas para a saúde psíquica e mental, suas abordagens e metodologias são distintas, e cada um, com seu conhecimento específico, tem um papel único no tratamento e no cuidado dos pacientes, de modo que, a escolha do profissional adequado depende das necessidades e desejos individuais de cada indivíduo, e você não precisa se sentir acanhado em pedir ajuda!



Qual a diferença entre psicólogo, psiquiatra e psicanalista?



Comments


  • Instagram
  • Pinterest
  • LinkedIn
bottom of page